A ficção espacial StarCraft completa 15 anos hoje, 31 de março de 2013, com seu sucessor chamando atenção dos jogadores. StarCraft II: Wings of Liberty foi lançado em julho de 2010 e tem a expansão Heart of Swarm prevista para este ano. Conheça a trajetória deste que é um dos jogos de ficção científica mais famosos do mundo.
Os game designers responsáveis por StarCraft foram Chris Metzen e James Phinney. Metzen, por exemplo, já estava envolvido com os projetos de Warcraft e Diablo. Por isso, a experiência com humanos, orcs e seres demoníacos iria contribuir na criação do novo universo de StarCraft.
31/03/2013 07h00
- Atualizado em
31/03/2013 07h00
StarCraft, o clássico game de estratégia, completa 15 anos
15 anos depois do primeiro game, StarCraft II tem lançamentos em 2013 (Divulgação|Blizzard)
O StarCraft original foi criado pela Blizzard em 1998, quatro anos
depois do primeiro Warcraft, sucesso em jogos de estratégia em tempo
real, e dois anos depois do primeiro Diablo, um jogo de aventura que se
consolidou como um game online.Os game designers responsáveis por StarCraft foram Chris Metzen e James Phinney. Metzen, por exemplo, já estava envolvido com os projetos de Warcraft e Diablo. Por isso, a experiência com humanos, orcs e seres demoníacos iria contribuir na criação do novo universo de StarCraft.
História da série:
No século 21, a superpopulação da Terra forçou o governo a expulsar criminosos, organismos cibernéticos e mutantes do planeta azul para popular o resto da galáxia. As ocupações não deram certo e, no Setor Koprulu, os exilados entraram em conflito. A Confederacy of Man emerge como a organização mais forte entre os terráqueos (Terrans), mas instituições terroristas como Sons of Korhal entram em conflito com o governo corrupto dos homens.
Por volta do ano de 2499, a raça de alienígenas humanoides tecnológicos Protoss faz o primeiro contato, destruindo um mundo colonial sem nenhum aviso. Além disso, as colônias de humanos são infectadas por uma raça de insetos alienígenas chamada Zerg. É nesse cenário que a história de todos os jogos StarCraft se situam.
Uma inspiração: Warcraft II
Lançado em 1995, Warcraft II: Tides of Darkness foi um sucesso de crítica e vendas e sua engine, mecânica de funcionamento do jogo, foi liberada para que jogadores criassem cenários customizados em um programa de edição. A partir dessa engine, a Blizzard criou a primeira versão de StarCraft, ainda com a “cara” de Warcraft II, em 96.
A ideia de StarCraft era a mesma de Warcraft: Você escolhe uma das raças ou das facções, ergue uma cidade e um exército com recursos naturais coletados, se protege de ataques de inimigos e tenta conquistar e destruir seus rivais. No entanto, ao invés de Orcs, aqueles monstros verdes, os humanos enfrentam alienígenas como os Zergs, que são insetos, e os Protoss, os viajantes high-tech.
A engine de Warcraft II, a Battle.net, site criado inicialmente para conectar jogadores de Diablo, e o desejo de criar um jogo de estratégia espacial em tempo real foram elementos que tornaram StarCraft um sucesso. O jogo foi redesenhado em seu lançamento em 1998, reunindo elementos que o consagraram entre os games estratégicos.
O enredo do primeiro StarCraft
Mar Sara é o planeta da Confederacy of Man atacado por Protoss e Zergs. Os confederados são obrigados a se aliar ao grupo terrorista Sons of Korhal. Os humanos estão sob liderança de Arcturus Mengsk.
O capitão Jim Raynor é o herói principal da saga de StarCraft e se vê em uma situação sem saída quando seu líder Mengsk entrega a capital Tarsonis aos Zergs, além de sua segunda mulher em comando, Sarah Kerrigan. Por algum tempo no enredo, acreditou-se que Kerrigan estava morta.
Raynor passa a organizar uma guerrilha entre os terráqueos. Mengsk recebe um território para governar e se autoproclama imperador.
Fonte : História StarCraft