Super Mario Bros. é um filme lançado em 1993, baseado nos videogames da Nintendo, com ênfase no jogo Mario Bros., estrelando os irmãos Mario e Luigi.
Em destaque no filme estão Bob Hoskins (Mario), John Leguizamo (Luigi) e Dennis Hopper (Rei Koopa). Em Portugal, tem sua exibido na SIC e hoje real. No Brasil, foi exibido pela TV Globo, TNT e nos canais HBO. Atualmente é exibido pela Rede Telecine.[2]
O Filme
Há muito tempo a Terra era dominada pelos dinossauros e ninguém os incomodava, pois não havia gente. A vida era boa num lugar que, após 65 milhões de anos, passou a se chamar Brooklyn. Então algo inesperado aconteceu, pois um meteoro gigante atingiu a Terra e os dinossauros foram exterminados. Entretanto o impacto criou uma dimensão paralela, onde alguns dinossauros sobreviveram e se tornaram uma espécie inteligente e agressiva, como nós. Brooklyn, 20 anos atrás. Na porta de um convento é deixado um ovo, que é recolhido pelas freiras e dele nasce uma criança. Brooklyn, dias atuais. Os encanadores Mario Mario (Bob Hoskins) e Luigi Mario (John Leguizamo) se vêem numa aventura fantástica para salvar a Princesa Daisy (Samantha Mathis) e seu pai,o Rei Cogumelo que foram presos pelo terrível Rei Koopa (Dennis Hopper),em um escondido mundo, Dinohattan, onde os habitantes evoluíram dos dinossauros goombas (uma versão "réptil" dos macacos). A dupla enfrenta desafios mortais do lagarto diabólico Koopa, e batalham contra seus répteis capangas goombas,que são brutos,letais e idiotas (como descrito no filme) para impedir um terrível plano, que busca invadir e dominar nosso mundo.
Ao contrário dos jogos da série Mario que tem uma boa recepção de jogos e é a mais vendida do mundo, o filme teve uma péssima recepção[3][4] e uma péssima bilheteria[1]. O motivo foi a passagem da história dos videogames para o filme que fugiu muito ao original e desagradou em geral aos fãs dos jogos e à crítica, sendo um fracasso de bilheteria. O filme teve um prejuízo de cerca de mais de 20 milhões de dólares (apenas 48% do que foi gasto em produção do filme foi lucrado).[carece de fontes] A recepção do Rotten Tomatoes no entanto foi péssima, apenas 6 de 100% de pontuação aprovada. Alguns exemplos de recepção:
- IMDB: 3,8/10[3]
- Rotten Tomatoes: 6%/100%[4]
O filme é considerado um dos piores filmes adaptados de jogos eletrônicos[5].
Fonte: Super Mario o Filme